Clique aqui para falar com a Erica Avallone
O que você está disposto a fazer para se tornar quem você quer ser?

Publicado em: 27/07/2022

Eu começo esse texto falando de uma história que eu escuto desde os mesmo 15 anos de idade.

Meu pai, um cara muito sábio, sempre me dizia assim: “a vida é 20 contra 60 (20×60)”.

Hoje eu vejo que ele tem toda razão, e eu te explico o porque.

Quando a gente é adolescente, que não quer saber muito de se preparar para o futuro, doses diárias de motivação, foco e inspirações são necessárias.

Eu digo isso, pois comecei a faculdade muito cedo (com apenas 17 anos). Talvez se eu tivesse a cabeça que eu tenho hoje, muita coisa seria diferente, por isso eu procuro mostrar para as pessoas mais jovens que estão ao meu redor, principalmente minhas estagiárias, que se preparar faz toda a diferença no mercado competitivo e saturado que vivemos hoje.

Mas vamos voltar na história do 20×60.

20 contra 60 quer dizer que você deve se preparar por 20 anos para poder aproveitar os seus 60 anos restantes com conforto e sem muito esforço.

Para chegar nessa conta, ele fez uma média da expectativa de vida do seu humano e, pensando que um homem vive em média 80 anos, durante 20 anos você vai estar se preparando, estudando e “juntando” recursos para “aproveitar” os seus 60 anos restantes.

É importante falarmos disso, principalmente por conta da previdência, que sabemos, está falida. Ninguém sabe como ela vai estar quando eu ou você formos aposentar. Por isso juntar recursos para deixar nossa aposentadoria “mais confortável” faz toda a diferença.

Mas e ai?

O que você está disposto a fazer para se tornar quem você realmente quer ser?

Que a preparação é fundamental, isso já sabemos. Mas sabemos como nos preparar? Como nos manter motivados? Sabemos onde queremos chegar?

Foi pensando nessas dúvidas que eu separei alguns livros que são essenciais para manter o foco e a dedicação naquilo que realmente vai nos trazer resultados.

Primeiro o mais importante vai ajudar você a entender por que as coisas primordiais na sua vida não estão recebendo a devida atenção. Em vez de oferecer um novo relógio, este livro fornece uma bússola – porque a direção que você está tomando é mais determinante que a velocidade com que está caminhando.

Longe de ser um livro sobre como fazer mais em menos tempo, este clássico sobre gerenciamento do tempo organiza sua vida levando em conta seus valores e seus princípios.

O sistema proposto por Stephen R. Covey, A. Roger Merrill e Rebecca R. Merrill não ensina a fazer malabarismos, mas a priorizar as questões mais significativas para você, como seus relacionamentos, sua família e seu bem-estar.

Com centenas de casos de sucesso comprovado, os autores mostram que é possível encontrar o equilíbrio em meio às suas responsabilidades e sugerem começar analisando suas tarefas e dividindo-as em quatro quadrantes: 1) Importante e urgente; 2) Importante, não urgente; 3) Urgente, mas não importante; e 4) Não urgente, não importante.

Muita gente gasta tempo demais com as questões urgentes (1 e 3), negligenciando o quadrante 2, que é a base para estabelecer suas prioridades. Ao mudar o foco do urgente para o importante, você conseguirá se organizar melhor e dará um enorme salto.

Reunindo exemplos e exercícios práticos, os autores explicam ainda como identificar sua missão e criar uma visão de futuro cheia de significado e propósito, definir e alcançar metas baseadas em princípios que geram qualidade de vida, tomar decisões com sabedoria e tornar suas semanas bem mais produtivas.

O Catador de Sonhos: O empresário visionário que começou como catador de latinhas ensina tudo o que você precisa saber sobre otimismo, superação e determinação

Ele já quebrou seis vezes e saiu de todas elas mais sábio – e mais rico.

É comum que as pessoas se abalem com mais facilidade quando enfrentam as reviravoltas da vida, e, ainda pior, quando enfrentam uma crise muitas vezes desistem sem sequer tentar virar o jogo. De onde vem tanto desânimo, tanta falta de fé?

Geraldo Rufino é o exemplo de que basta mudar o modo de pensar e todos os caminhos podem se abrir. Não sem trabalhar muito, é claro. Trabalhar muito com o espírito e a mente é a formula do sucesso que Rufino conseguiu desenvolver. O homem que começou a vida como catador de lixo reciclável nunca perdeu o sucesso de vista, e hoje é presidente da JR Diesel, cujo faturamento é superior a 50 milhões de reais por ano.

Empreendedor visionário, trabalhador incansável, otimista incorrigível, Geraldo Rufino ensina como transformar sua vida e seu negócio para nunca mais se sentir vencido. Comece hoje a: – Enxergar oportunidades em cenários diversificados. – Não se deixar abalar pelas crises. – Manter a credibilidade em momentos críticos. – Gerir uma equipe que tatua o nome da empresa na alma – Fazer do seu sucesso uma fonte de sucesso para a sua família. – E muito mais.

A sorte segue a coragem!

Seu sucesso ou seu fracasso só depende de você!
Todo mundo já usou algumas dessas justificativas para o insucesso: “Eu tento, tento e não funciona”; “não tenho sorte”; “não dou pro negócio”; “por mais que eu ande, não saio do lugar”; “não fico fazendo marketing pessoal”. Em A sorte segue a coragem! Oportunidades, competências e tempos de vida, o professor Mario Sergio Cortella afirma que não se pode atribuir o sucesso ou o fracasso a forças externas. Em vinte capítulos, o autor de Por que fazemos o que fazemos?, um dos maiores best-sellers brasileiros dos últimos anos, discute comportamentos comuns a todos e aponta caminhos para que cada um cultive a própria sorte.

Confira alguns dos tópicos abordados neste livro:
Êxitos e fracassos: será o destino?
A pessoa certa no lugar certo, na hora certa
Coragem não é impulsividade!
Sorte, iniciativa e ética
A hora é agora!
E quando a hora não é agora?
Planejar, escolher, abdicar
Tempo: aproveitar para não perder!
Tempo livre, competência e inventividade
O tempo passa mais depressa?

Espero que vocês gostem das minhas dicas.

Se precisar de ajuda, quiser minha opinião ou ainda tiver alguma dúvida sobre o tema, pode me contatar clicando aqui.

Especialista em direito de trânsito

Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.