Publicado em: 31/01/2023
Atenção, motoristas! Mudanças nas leis de trânsito estão pegando muitos condutores de surpresa e rendendo algumas multas altas para os desatualizados. As recentes atualizações exigem que os cidadãos atendam todas as novas regras para que não serem penalizados. Veja o que você pode ter perdido.
A Legislação de Trânsito é antiga e, por vezes, acaba desatualizada. É por esta razão que ela tem passado por constantes mudanças. Infelizmente, muitos condutores deixam de lado as alterações e podem ser surpreendidos com regras que exigem adequações importantes para a segurança de todos no tráfego.
As mudanças buscam aprimorar as leis para adequá-las à realidade atual. Apesar disso, os motoristas desatualizados têm pagado multas pelo não cumprimento das novas regras. Veja abaixo quais foram as três mudanças mais recentes feitas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para não acabar sendo penalizado também:
Com as novas regras, a quantidade de luz que passa pela película deve ser de, no mínimo, 70%. A porcentagem permanece a mesma para todas as cores e para os vidros do para-brisa e das demais áreas necessárias para a dirigibilidade do veículo.
Outro ponto importante diz respeito às películas espelhadas ou opacas. Elas estão proibidas. O condutor deve ter ainda atenção às bolhas. A tolerância é zero! Em más condições, a película tem que ser trocada.
Agora só é preciso usar a luz em rodovias de pista simples. Os novos carros que contam com o sistema de iluminação diurna DRL ficam de fora. Não é sequer preciso ligar os faróis durante o dia. Claro, vale lembrar que o farol permanece sendo obrigatório em todas as pistas e em qualquer carro no período noturno.
Por meio de uma mudança recente, o motorista poderá realizar uma manobra, desde que haja sinalização adequada. Só é permitido avançar o sinal vermelho em casos de conversão à direita e com a sinalização presente que oriente o motorista. A preferência continua sendo do pedestre! Fique atento a uma possível infração, hein?
Fonte: Edital Concursos Brasil
Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.