Clique aqui para falar com a Erica Avallone
Em quanto tempo expiram os pontos da CNH?

Publicado em: 30/06/2022

Em quanto tempo expiram os pontos da CNH?

  •  
Em quanto tempo expiram os pontos da CNH?

Diversos condutores tem conhecimento sobre o limite de pontos da CNH, porém ainda tem dúvidas em relação ao tempo em que eles levam para expirar.

Conteúdo
1 Os pontos da CNH expiram?
2 Como consultar os pontos da CNH?

LEIA MAIS:
Como se manter atualizado das mudanças/atualizações da legislação de trânsito e usar isso em benefício do seu cliente?
CNH 2022: Mudanças acontecem em junho
Por que o preço da gasolina está subindo tanto?

O que esses condutores devem ter em mente é que a pontuação somada a CNH vale pelo período de 12 meses.

Os pontos da CNH expiram?

Muitos motoristas acabam ficando preocupados ao consultar os pontos e ver que em determinadas situações eles não estão sumindo do prontuário.

Isso não significa que esta pontuação estão ativos na habilitação.

O motivo disso é que o Detran do estado em questão normalmente leva um tempo para abrir o processo administrativo de suspensão do direito de dirigir, causada pelo acúmulo de pontos.

Por esse motivo, não se deve confundir a validade dos pontos com o prazo que o órgão leva para abrir o processo de suspensão.

Assim que o condutor alcança ou ultrapassa o seu limite de pontos, o órgão de trânsito tem até 5 anos para abrir o processo de suspensão.

Por esse motivo, ao pesquisar a situação da CNH, ainda pode haver nela pontos de infrações adicionadas há mais de 12 meses.

Devido a isso, o motorista tem acesso ao seu histórico e, caso alguns anos depois, receba uma notificação alertando para a penalidade de suspensão, pode ter acesso as condutas que resultaram nesse processo.

Como consultar os pontos da CNH?

Uma das formas mais utilizadas pelos motoristas para consultar a situação de pontos da CNH é o site do DETRAN do respectivo estado.

A pesquisa é simples: Todo site do DETRAN contém uma aba destinada à consulta da habilitação.

Por meio dela, é possível conferir as multas em aberto, quantos pontos estão adicionados a CNH, entre outros.

Porém, em alguns estados, o site do DETRAN exige um cadastro prévio, que acontece por meio da criação de uma conta gov.br, como é o caso do DETRAN RS, por exemplo.

Já no site do DETRAN SP, o motorista precisa fazer um cadastro informando somente o seu CPF, para ter acesso às informações da habilitação.

Outra forma prática para conferir os pontos da CNH é por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT.

Além de ter a CNH disponível em forma digital, o condutor também pode conferir a situação do documento, assim como as infrações existentes em seu nome.

Com isso, é possível manter o controle dos pontos da CNH para não correr o risco de atingir o limite e sofrer com a suspensão da habilitação.

 

Especialista em direito de trânsito

Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.