Diversos condutores tem conhecimento sobre o limite de pontos da CNH, porém ainda tem dúvidas em relação ao tempo em que eles levam para expirar.
LEIA MAIS:
Como se manter atualizado das mudanças/atualizações da legislação de trânsito e usar isso em benefício do seu cliente?
CNH 2022: Mudanças acontecem em junho
Por que o preço da gasolina está subindo tanto?
O que esses condutores devem ter em mente é que a pontuação somada a CNH vale pelo período de 12 meses.
Os pontos da CNH expiram?
Muitos motoristas acabam ficando preocupados ao consultar os pontos e ver que em determinadas situações eles não estão sumindo do prontuário.
Isso não significa que esta pontuação estão ativos na habilitação.
O motivo disso é que o Detran do estado em questão normalmente leva um tempo para abrir o processo administrativo de suspensão do direito de dirigir, causada pelo acúmulo de pontos.
Por esse motivo, não se deve confundir a validade dos pontos com o prazo que o órgão leva para abrir o processo de suspensão.
Assim que o condutor alcança ou ultrapassa o seu limite de pontos, o órgão de trânsito tem até 5 anos para abrir o processo de suspensão.
Por esse motivo, ao pesquisar a situação da CNH, ainda pode haver nela pontos de infrações adicionadas há mais de 12 meses.
Devido a isso, o motorista tem acesso ao seu histórico e, caso alguns anos depois, receba uma notificação alertando para a penalidade de suspensão, pode ter acesso as condutas que resultaram nesse processo.
Como consultar os pontos da CNH?
Uma das formas mais utilizadas pelos motoristas para consultar a situação de pontos da CNH é o site do DETRAN do respectivo estado.
A pesquisa é simples: Todo site do DETRAN contém uma aba destinada à consulta da habilitação.
Por meio dela, é possível conferir as multas em aberto, quantos pontos estão adicionados a CNH, entre outros.
Porém, em alguns estados, o site do DETRAN exige um cadastro prévio, que acontece por meio da criação de uma conta gov.br, como é o caso do DETRAN RS, por exemplo.
Já no site do DETRAN SP, o motorista precisa fazer um cadastro informando somente o seu CPF, para ter acesso às informações da habilitação.
Outra forma prática para conferir os pontos da CNH é por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT.
Além de ter a CNH disponível em forma digital, o condutor também pode conferir a situação do documento, assim como as infrações existentes em seu nome.
Com isso, é possível manter o controle dos pontos da CNH para não correr o risco de atingir o limite e sofrer com a suspensão da habilitação.