Clique aqui para falar com a Erica Avallone
Mitos sobre marketing na advocacia

Publicado em: 27/07/2022

 

Quando um profissional se foca no que pode ser feito e nas possibilidades disso, ele abre novas portas para sua advocacia.

Uma dessas portas é o marketing, onde ainda existem muitos mitos a serem desmitificados que é preciso superar imediatamente. Principalmente, se o objetivo é implementar uma estratégia para atrair clientes para seu escritório.

É nesse ponto que os advogados optam e devem investir no marketing jurídico.

  • O Código de Ética e Disciplina da OAB proíbe o marketing na advocacia

A expressão “marketing” não aparece no Código de Ética e nem no estatuto da Advocacia. O Código não proíbe, mas cria restrições à publicidade profissional do Advogado. Contudo, as atividades realizadas em marketing e publicidade são distintas.

  • Marketing é a atividade de divulgação do escritório

Marketing não se resume à divulgação do escritório. Na realidade, das ações de marketing que um advogado pode desenvolver no escritório, as ações de publicidade nem sequer são as mais interessantes.

  • Marketing digital não funciona porque os clientes contratam por indicação

Contratações por indicação são uma excelente fonte de clientes, mas elas costumam demorar a dar resultado, mesmo trabalhando com volume de processos. O ideal é você prestar um bom serviço para potencializar as indicações, mas ter uma estratégia de aquisição de clientes.

  • O Código de Ética proíbe que o advogado tenha uma estratégia de aquisição de clientes

O código proíbe a captação de clientes, que é algo diferente de aquisição. O processo de aquisição de clientes pode se dar por meio da captação, mas também por meio da atração indireta de clientes. A publicidade meramente informativa, feita por meio da promoção de algum tipo de conteúdo não precisa tentar captar o cliente. O processo de construção de autoridade e atração de clientes depende muito mais da relevância do seu conteúdo e da estratégia de distribuição correta.

  • Quem não tem habilidade, não consegue fazer marketing na advocacia

Existem tantas estratégias possíveis de marketing para escritórios de advocacia, que dificilmente alguma não vai encaixar no seu perfil pessoal. De qualquer forma, mesmo que você seja muito tímido para fazer vídeos ou dar palestras, ou tenha preguiça de escrever artigos, ou trave na hora de fazer vídeos, você ainda pode implementar o marketing na sua advocacia por meio de parcerias.

Quer saber como começar o seu Marketing na Advocacia?

A Maiara Trombini, que é Empreendedora, Instrutora de Cursos e Palestras, Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico preparou este material que eu tenho certeza que vai te ajudar muito a alavancar sua advocacia, veja o vídeo dela, tenho certeza que vai te ajudar muito:

Para acessar o curso clique aqui.

E a Maiara foi tão bacana que fez uma promoção imperdível para os leitores do meu Blog. Para adquirir o curso com desconto use o cupom ERICA10.

Espero que vocês gostem das minhas dicas.

Se precisarem de ajuda, quiserem minha opinião ou tiverem alguma dúvida sobre o tema, pode me contatar clicando aqui.

Especialista em direito de trânsito

Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.