Clique aqui para falar com a Erica Avallone
5 práticas de atendimento no WhatsApp

Publicado em: 27/07/2022

WhatsApp é um dos canais de comunicação mais úteis para mensagens rápidas, contudo são necessários alguns cuidados na relação advogado-clientes.

Não misture clientes e pessoas que não se conhecem em grupos

Os grupos são ferramentas que devem ser utilizadas com a autorização de quem irá participar, e misturar pessoas que não se conhecem em grupos é totalmente inadequado. Antes de criar um grupo é necessário consultar as pessoas e solicitar a devida autorização para inclusão. Muitas vezes o próprio cliente solicita a criação de um grupo no WhatsApp com o intuito de facilitar a comunicação entre ambos, nesse caso haverá um consenso entre todos.

Não envie conteúdo sem autorização

Desenvolva uma comunicação saudável com o seu cliente. Pergunte ao cliente se ele gostaria de receber artigos, notícias e outros conteúdos específicos do escritório. Você pode desenvolver um formulário de pesquisa no próprio Google Formulários para envio aos clientes, com o objetivo de saber se eles autorizam o envio de conteúdo. Você também pode perguntar pessoalmente ao cliente em alguma ocasião informal como um encontro para um café, em eventos ou até mesmo em alguma reunião. Além disso será importante cuidar a periodicidade de envio. Estabeleça metas para a prática de divulgação de conteúdo pelo WhatsApp ou por E-mail. Por exemplo: a cada 15 dias você pode enviar o informativo do escritório, algum artigo, vídeo ou novidades como palestras ministradas pelo próprio escritório. Conheça o Curso online Produção de Conteúdo na Advocacia e aprenda técnicas para produzir conteúdo eficaz para os seus clientes.

Cuidado ao falar sobre ideologias

Tenha cautela para falar sobre assuntos como política, sexo ou religião com os seus clientes no WhatsApp. Nem todo mundo possui a mesma opinião e falar sobre ideologias ou crenças pode gerar um desconforto imenso entre ambas as partes. Falar sobre ideologias com amigos já se torna muitas vezes difícil, imagina com o cliente! Pode acontecer até mesmo de perder um cliente em virtude de opiniões contrárias, por isso recomendo não misturar as situações.

Tenha um número exclusivo para atender ao cliente

Procure não misturar os contatos profissionais e pessoais. O ideal seria ter um contato para atender os clientes e outro para atender familiares e amigos. Você pode utilizar o WhatsApp Business para atender os seus clientes e até mesmo configurar uma mensagem de entrega com horários de atendimento. Na relação cliente x contratado é importante estabelecer algumas regrinhas. Educar o cliente faz parte de qualquer processo de atendimento! As pessoas não podem viver 24h disponíveis para o cliente.

Utilize uma foto profissional no seu WhatsApp Empresarial

Procure personalizar as suas ferramentas de comunicação com o cliente, utilize uma foto mais formal, evite fotos com a família, fotos com roupas sensuais e em festas. Cuide da sua imagem! Afinal você atenderá clientes e prospects nesse contato. A imagem que queremos transmitir deve estar coerente com a imagem que transmitimos em nossas redes sociais e nossa postura fora delas. Confira ao vídeo a importância da foto profissional na advocacia.

Espero que vocês gostem das minhas dicas.

Se precisarem de ajuda, quiserem minha opinião ou tiverem alguma dúvida sobre o tema, pode me contatar clicando aqui.

Especialista em direito de trânsito

Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.

Atendimento

Separamos uma lista das nossas regiões de atendimento com seus alguns de seus respectivos bairros. Caso não encontre seu bairro não se preocupe, nossa equipe está sempre disponível para atender e tirar suas dúvidas.

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá