Publicado em: 23/06/2025
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados deu aval a um projeto de lei que classifica como infração gravíssima o uso de veículos para abandonar ou colaborar com o abandono de animais em vias públicas. Além de multa, a proposta estabelece a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se o animal abandonado for um cão ou gato, a penalidade aumenta para 18 meses. O projeto altera dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro.
O texto aprovado é uma versão modificada (substitutivo) apresentada pelo relator, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), ao Projeto de Lei 25/24, de autoria dos deputados Delegado Matheus Laiola (União-PR), Marcelo Queiroz (PP-RJ) e Delegado Bruno Lima (PP-SP).
O projeto está sendo analisado em conjunto com outras três propostas (PLs 236/24, 951/24 e 257/24), que abordam o mesmo tema.
Segundo o relator, Ricardo Ayres, é essencial que o poder público trate o abandono de animais com rigor, e, para isso, é necessário endurecer as punições a quem comete esse tipo de crueldade.
“O uso de veículos nesse tipo de ação torna mais fácil consumar o abandono, o que torna ainda mais importante restringir o acesso do infrator ao trânsito. Retirar essa pessoa das ruas é uma forma de evitar que o comportamento se repita”, afirmou Ayres.
Próximas etapas
A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e, posteriormente, será votada no Plenário da Câmara. Anteriormente, já havia sido aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, também com modificações.
Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal.
Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.
Separamos uma lista das nossas regiões de atendimento com seus alguns de seus respectivos bairros. Caso não encontre seu bairro não se preocupe, nossa equipe está sempre disponível para atender e tirar suas dúvidas.