Clique aqui para falar com a Erica Avallone
Como saber quando a causa é ganha?

Publicado em: 12/07/2022

É muito comum entre os advogados, se deparar com clientes que chegam no escritório afirmando que sua causa é ganha. Porém, o que muitos não sabem é que não existe causa ganha até que se tenha uma sentença transitada em julgado, ou seja, uma sentença contra a qual não cabe mais recurso.

Por esse motivo, o advogado que afirma que determinada causa é “ganha”, pode acabar entrando em uma contradição com o cliente.

Por que não se pode afirmar que uma causa é ganha?

  • Um determinado direito pode ter diversas interpretações, se ainda não pacificado o entendimento ou até mesmo ter o entendimento reformado;
  • Por mais experiente que seja o advogado, nunca há como prever totalmente o desenvolvimento do processo, apesar de termos indícios de como será o desenvolvimento ao analisarmos cada caso. É apenas essa análise e previsão de andamentos que podemos passar para o cliente e, mesmo assim, nunca há como afirmar, com certeza, que nada se desviará disso;
  • O advogado apenas consegue realizar uma estipulação da probabilidade de ganho de uma ação com base no conhecimento dos fatos e provas a serem juntadas ou produzidas no processo, bem como saber a legislação aplicável e o entendimento dos Tribunais a respeito do assunto, mas nunca pode afirmar a certeza de caso ganho. Isso decorre da previsibilidade que o advogado consegue ter após uma consulta com o cliente;
  • Um caso muito semelhante ao seu pode levar a decisões diferentes. O direito não é uma ciência exata, ele varia de acordo com as interpretações, principalmente dos julgadores em situações em que o entendimento ainda não foi sedimentado, em outras palavras, situações em que ainda os próprios tribunais decidem de forma diferente entre si.

Por esses motivos, nota-se a importância de realizar uma consulta para análise técnica do seu caso com um advogado.

Opte sempre por profissionais que exponham os riscos existentes para o seu caso, a fim de que você inicie um processo sabendo das possíveis consequências, riscos e probabilidade de ganho. E duvide sempre daqueles que dizem que a causa é ganha.

Espero que vocês gostem das minhas dicas.

Especialista em direito de trânsito

Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.