Clique aqui para falar com a Erica Avallone
Infrações auto suspensivas: quais são e como se prevenir?

Publicado em: 05/07/2023

A obtenção da carteira de motorista é uma conquista importante na vida de muitas pessoas, permitindo a liberdade e a praticidade de deslocamento. No entanto, é fundamental ter em mente que essa conquista pode ser temporariamente suspensa caso o condutor cometa infrações auto suspensivas. Neste texto, exploraremos o que são essas infrações e como se prevenir para evitar problemas futuros.

O que são infrações auto suspensivas?

As infrações auto suspensivas são aquelas que acarretam a suspensão imediata da carteira de motorista, sem a necessidade de processo administrativo ou judicial. Essas infrações estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro e variam de acordo com a gravidade e reincidência da infração cometida. Alguns exemplos comuns de infrações auto suspensivas são o excesso de velocidade acima de 50% do limite permitido e a condução de veículo sob influência de álcool.

Infrações auto suspensivas mais comuns

Existem várias infrações que podem levar à suspensão automática da carteira de motorista. Algumas das mais comuns incluem:

  • Conduzir veículo com a carteira de habilitação suspensa ou cassada.
  • Dirigir sob influência de álcool, substâncias psicoativas ou medicamentos que afetem a capacidade de dirigir.
  • Participar de corrida, exibição ou competição automobilística não autorizada.
  • Promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo sem permissão da autoridade de trânsito.
  • Ultrapassar em faixa contínua.
  • Dirigir veículo sem possuir a devida habilitação.

Como se prevenir

É essencial estar ciente das infrações auto suspensivas e adotar medidas para prevenir sua ocorrência. Algumas dicas para evitar essas infrações incluem:

  • Respeitar os limites de velocidade estabelecidos.
  • Não dirigir sob a influência de álcool, drogas ou medicamentos que possam afetar a capacidade de dirigir.
  • Manter a documentação sempre em dia, renovando a carteira de motorista quando necessário.
  • Evitar participar de corridas ou competições não autorizadas.
  • Seguir as normas de trânsito e evitar ultrapassagens em faixas contínuas.
  • Certificar-se de que possui a habilitação adequada para conduzir determinado veículo.

Conclusão

As infrações auto suspensivas representam um risco para a segurança viária e podem acarretar na suspensão imediata da carteira de motorista. É fundamental conhecer quais são essas infrações e adotar medidas preventivas para evitar sua ocorrência. Respeitar as leis de trânsito, seguir as normas estabelecidas e manter-se atualizado são medidas essenciais para manter a habilitação em dia e garantir a segurança de todos os usuários das vias. Portanto, seja um condutor responsável e consciente, contribuindo para um trânsito mais seguro e harmonioso.

Especialista em direito de trânsito

Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.