Clique aqui para falar com a Erica Avallone
Detran SP disponibiliza histórico de motos e carros usados

Publicado em: 14/07/2022

Detran SP disponibiliza histórico de motos e carros usados

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) disponibiliza uma série de serviços digitais gratuitos para auxiliar o cidadão que está comprando um veículo e quer ter a certeza de que não há nenhuma restrição administrativa ou judiciária ligada ao automóvel. Por meio do site do departamento é possível pesquisar débitos, alienações fiduciárias, registros de roubos e furtos de motos e carros usados.

Detran SP: como acessar

A maior parte das consultas pode ser realizada totalmente online e de forma rápida. O primeiro passo é acessar o portal detran.sp.gov.br e clicar na aba “Veículos”.

Na página estão listadas as opções disponíveis:

  • Registro de furto e roubo do veículo;
  • Débitos e restrições de veículos, que lista possíveis dívidas como restrições administrativas, judiciais e gravame (alienação fiduciária), além de vistorias e laudos. Para a pesquisa é preciso entrar com o Renavam e placa do veículo;
  • Certidão negativa/positiva de propriedade, onde é possível solicitar a certidão de propriedade do veículo, informando se há cadastro na base de dados do Detran SP e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para acessá-lo é necessário inserir o CPF do proprietário, login e senha.

Para emissão do extrato de cadastro do veículo, ainda é necessário a solicitação do proprietário do veículo. A consulta, realizada mediante agendamento, informa desde a data do último licenciamento, histórico do veículo, município de registro, números do Renavam até o chassi das motos e carros usados.

Fonte: AutoPapo

Especialista em direito de trânsito

Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.