Publicado em: 07/08/2023
Você já deve ter ouvido por aí que é impossível recorrer administrativamente e GANHAR, ou seja, ter DEFERIDA uma defesa ou recurso de multa de bafômetro não é mesmo?
Pois neste conteúdo em texto, eu quero te mostrar que o deferimento de uma defesa/recurso depende de alguns fatores, mas, o principal deles, é ter conhecimento técnico e saber como fazer as alegações recursais adequadas.
Por isso, se você está nessa situação (foi multado) ou se você está aqui para aprender, leia este texto até o final.
A primeira coisa que eu quero te falar é que recorrer é um direito garantido pela Constituição Federal.
E o direito de defesa é garantido a todos que sofrem algum tipo de acusação, inclusive em processos administrativos, veja:
“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(...)
LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;
LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;”
Esses incisos do art. 5º da nossa Constituição Federal é o que garante aos motoristas o direito de se defender, independentemente de terem feito ou terem se recusado a realizar o teste do bafômetro.
Muitas vezes, você vai precisar recorrer até a última instância para ter o seu recurso deferido. E contar com a ajuda de um profissional especializado também pode aumentar consideravelmente as chances de êxito, como aconteceu comigo.
Assista o vídeo:
Além disso, a suspensão da CNH pode acarretar outras consequências, como a perda de oportunidades de emprego, restrições em viagens e a necessidade de se matricular no curso de reciclagem para reaver a habilitação.
Assim, diante da gravidade da multa de bafômetro ou recusa ao teste do bafômetro, apresentar defesa e/ou recurso administrativo é uma decisão que pode fazer toda a diferença.
Contar com um recurso elaborado por um especialista em direito de trânsito para exercer esse direito, aumenta significativamente as chances de sucesso, permitindo que o condutor continue dirigindo, minimizando os impactos negativos em sua vida.
Portanto, vale a pena buscar auxílio de um profissional especializado para buscar reverter a multa de bafômetro ou recusa ao teste do bafômetro.
Recorra! Exerça o seu direito de defesa.
Ao recorrer você não perde absolutamente nada. Pelo contrário, você estará exercendo o seu direito constitucional ao contraditório e a ampla defesa, além do devido processo legal.
Assim, se você não tentar, você nunca saberá se sua multa poderá ser anulada, assim como as penalidades dela decorrente.
Dúvidas? Só deixar nos comentários
Contate-me em [email protected]
Também estou nesses canais:
Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.