Clique aqui para falar com a Erica Avallone
Será que é possível anular uma multa de bafômetro ou de recusa ao teste do bafômetro?

Publicado em: 07/08/2023

Você já deve ter ouvido por aí que é impossível recorrer administrativamente e GANHAR, ou seja, ter DEFERIDA uma defesa ou recurso de multa de bafômetro não é mesmo?

Pois neste conteúdo em texto, eu quero te mostrar que o deferimento de uma defesa/recurso depende de alguns fatores, mas, o principal deles, é ter conhecimento técnico e saber como fazer as alegações recursais adequadas. 

Por isso, se você está nessa situação (foi multado) ou se você está aqui para aprender, leia este texto até o final.

A primeira coisa que eu quero te falar é que recorrer é um direito garantido pela Constituição Federal. 

E o direito de defesa é garantido a todos que sofrem algum tipo de acusação, inclusive em processos administrativos, veja:

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(...)
LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;
LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;”

Esses incisos do art. 5º da nossa Constituição Federal é o que garante aos motoristas o direito de se defender, independentemente de terem feito ou terem se recusado a realizar o teste do bafômetro.

Muitas vezes, você vai precisar recorrer até a última instância para ter o seu recurso deferido. E contar com a ajuda de um profissional especializado também pode aumentar consideravelmente as chances de êxito, como aconteceu comigo. 

Assista o vídeo:

Multa de bafômetro ou recusa ao teste do bafômetro

Consequências das infrações:

  • Ambas são infrações de trânsito, previstas no art. 165 e 165-A do CTB, respectivamente. 
  • Ambas possuem como penalidade multa, no valor de R$ 2.934,70 e (+) suspensão do direito de dirigir por 12 meses, o que implica na impossibilidade de conduzir veículos, o que pode impactar diretamente a rotina, mobilidade e até mesmo no emprego do condutor;
  • Se a suspensão da CNH for violada, o condutor poderá ter instaurado um processo administrativo para aplicação da penalidade de cassação da CNH, a penalidade mais severa da nossa lei de trânsito, que retira por 2 anos a possibilidade do motorista dirigir;

Além disso, a suspensão da CNH pode acarretar outras consequências, como a perda de oportunidades de emprego, restrições em viagens e a necessidade de se matricular no curso de reciclagem para reaver a habilitação.

Importância do recurso elaborado por profissional especializado:

  • Como você viu, recorrer da multa de bafômetro ou recusa ao teste do bafômetro é um direito garantido pela Constituição Federal, e contar com a ajuda de um especialista em direito de trânsito faz toda a diferença nesse processo;
  • Um profissional qualificado conhece as leis e normas específicas, bem como os procedimentos administrativos relacionados à multa de bafômetro ou recusa ao teste do bafômetro;
  • O recurso elaborado por um especialista tem maior chance de sucesso, pois é embasado em argumentos sólidos, jurisprudências favoráveis e estratégias eficientes capazes de anular a penalidade.

Chances de êxito muito maiores na multa de bafômetro ou recusa ao teste do bafômetro:

  • Ao contar com uma defesa ou recurso elaborado por um profissional qualificado, as chances de obter êxito no processo e reverter a multa de bafômetro ou recusa ao teste do bafômetro aumentam consideravelmente.
  • O especialista irá analisar minuciosamente o caso, identificar possíveis irregularidades no auto de infração e processo administrativo e elaborar uma defesa personalizada, trazendo argumentos pautados na legislação, defendendo, sempre, a legalidade do ato praticado.

Assim, diante da gravidade da multa de bafômetro ou recusa ao teste do bafômetro, apresentar defesa e/ou recurso administrativo é uma decisão que pode fazer toda a diferença.

Contar com um recurso elaborado por um especialista em direito de trânsito para exercer esse direito, aumenta significativamente as chances de sucesso, permitindo que o condutor continue dirigindo, minimizando os impactos negativos em sua vida.

Portanto, vale a pena buscar auxílio de um profissional especializado para buscar reverter a multa de bafômetro ou recusa ao teste do bafômetro.

Conclusão

Recorra! Exerça o seu direito de defesa.

Ao recorrer você não perde absolutamente nada. Pelo contrário, você estará exercendo o seu direito constitucional ao contraditório e a ampla defesa, além do devido processo legal.

Assim, se você não tentar, você nunca saberá se sua multa poderá ser anulada, assim como as penalidades dela decorrente.

Dúvidas? Só deixar nos comentários

Contate-me em [email protected]

Também estou nesses canais:

Site | Facebook | Instagram Linkedin | LinkLei | Youtube

Especialista em direito de trânsito

Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.