Clique aqui para falar com a Erica Avallone
Você quer ganhar quanto? [Honorários que você merece]

Publicado em: 27/07/2022

Você quer ganhar quanto? Esse é o tema no meu post lá do Instagram para começarmos NOVEMBRO/2019 com tudo!

Quem nunca teve dificuldade em precificar o seu serviço que atire a primeira pedra, pensando nisso, separei essas dicas para vocês.

 

Honorários dos Sonhos

Ter clientes que paguem o valor que seu trabalho merece é o sonho de todo advogado. Acontece que, muitas vezes, a realidade é bem diferente, principalmente quando você ainda não é conhecido no mercado ou tem dificuldade para negociar e defender os valores do seu serviço.

Bom, a falta de experiência é vencida com o tempo (e muita mão na massa) e a capacidade de negociar pode ser desenvolvida, como qualquer outra habilidade. Basta você, se abrir para isso e querer se aperfeiçoar!

Depois de precificar sua advocacia, é hora de fazer uma proposta formal. Para aumentar suas chances de fechar um bom acordo de honorários, levantei algumas técnicas de negociação e dividi em etapas, para que suas reuniões de apresentação de proposta sejam cada vez mais assertivas. Olha só:

 

Passo a Passo para sua proposta de Honorários:

1️⃣ Passo 1 – Priorize o bom relacionamento: Surpreender seu cliente real ou potencial com um bom atendimento é fundamental, principalmente quando o negócio está próximo de ser concretizado. Sabendo disso, procure mostrar que você se interessa de verdade pela pessoa. Um jeito eficiente de fazer isso é mantendo um histórico completo do atendimento.

 

2️⃣ Passo 2 – Defina seus objetivos: Por que você quer esse cliente? O que é necessário para que você consiga fechar o contrato? O que você pode fazer para isso? Compreender seus objetivos com a proposta te ajuda a ver todos os outros aspectos da negociação em perspectiva.

 

3️⃣ Passo 3 – Antecipe as dificuldades que poderá enfrentar: Quais serão a forma e as condições de pagamento? E a periodicidade dos relatórios de prestação de contas? Qual a média de custos que você terá para atender esse cliente? Você deve antecipar ao máximo os problemas que poderão ser apresentados durante a negociação. Assim, além de não ter surpresas desagradáveis e poder pensar previamente em soluções criativas, você se mostra mais confortável e confiante durante a reunião.

 

4️⃣ Passo 4 – Pense em solução para os problemas: Depois de levantar todos os possíveis problemas, liste soluções viáveis para cada um deles. Feito isso, destaque as questões que são importantes para você (e, portanto, inegociáveis). Esse exercício vai te ajudar a descobrir até onde você é capaz de ceder para fechar negócio e permitir que você avalie rapidamente a viabilidade de qualquer proposta ou contraproposta.

 

5️⃣ Passo 5 – Procure entender os limites e desejos do seu cliente: Tente estimar as prioridades do seu cliente em potencial e perceber a importância das dificuldades que ele possa ter. Pense em qual acordo seria mais favorável para você e qual seria o pior cenário para seu cliente. Como você pode administrar um conflito de expectativas entre o valor que você deseja e quanto seu possível cliente quer ou pode pagar? Se não for possível reduzir os honorários, pense em oferecer boas alternativas de pagamento.

 

6️⃣ Passo 6 – Tenha jogo de cintura: Não demore mais do que o necessário para criar uma proposta. Além de fazer seu cliente se sentir importante ao perceber que você está priorizando a situação dele, dar muito tempo para ele pensar pode fazer com que a necessidade dos seus serviços percam a prioridade. Sempre terão perguntas inconvenientes durante a negociação. Por isso, vá para a reunião tendo em mente os assuntos que quer evitar e como poderá mantê-los em sigilo sem ser evasivo ou desagradável com seu cliente.

 

Se torne expert na sua área de atuação e tenha os honorários que você merece

Ser especialista também é uma excelente forma de aumentar o valor dos seus honorários! Que tal aprender sobre uma nova área do Direito? Conheça o meu Kit da Lei Seca clicando AQUI e trabalhe com uma área pouco explorada pelos advogados. É um verdadeiro oceano azul para os advogados iniciantes.

 

Por hoje é isso! Espero que você tenha gostado das dicas e que elas sejam úteis para seu dia a dia.

 

✅Mantenha-se firme na direção dos seus sonhos. Porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza! 🙏🏻👊🏻✨

 

E você, o que está fazendo para ter os honorários que você merece? Conta pra mim.

Se precisar de ajuda ou ainda tiver alguma dúvida sobre o tema, pode me contatar clicando aqui ou pelo e-mail: [email protected]

Especialista em direito de trânsito

Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.