Você tem dúvidas sobre ser possível recorrer multa de ultrapassagem? Saiba que a resposta é sim! De acordo com a advogada Erica Avallone, essa infração é considerada grave e pode descontar até 7 pontos na CNH do motorista — o que facilita que a habilitação seja suspensa. Quer saber como evitar esse problema? Então continue a leitura deste artigo!
Inicialmente, é importante entender a situação em que a ultrapassagem é indevida e passível de multa. A principal delas está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e indica ser inapropriado ultrapassar um veículo pelo lado direito. A única situação diferente é quando o automóvel que estiver na frente der sinal para entrar à esquerda. Caso seja aplicada, essa infração adiciona quatro pontos na carteira do motorista.
Além da situação citada, é importante que você saiba que outros casos também são considerados indevidos, como forçar a passagem, ultrapassar pelo lado direito de transportes coletivos ou escolares, realizar a ultrapassagem pela contramão e pelo acostamento, entre outros casos. Com isso em mente, a especialista no ramo, Erica Avallone, comenta que caso seja aplicada, é importante entender como recorrer multa de ultrapassagem.
Antes de conhecer sobre como recorrer multa de ultrapassagem, é interessante explicar se esse tipo de infração pode ocasionar a perda da CNH. Segundo as legislações previstas, nesse tipo de caso, além do valor a ser pago, a habilitação será suspensa. Aqui, vale destacar uma diferença: suspensão é diferente de perda, e quando aplicada, uma pessoa deverá esperar o período determinado e depois realizar o curso de reciclagem.
Conquistar a tão sonhada CNH e perdê-la pode ser traumatizante, você não acha? Sendo assim, caso a infração comentada seja cometida, a advogada Erica Avallone explica que é possível recorrer multa de ultrapassagem. Para isso, é indicado contratar um profissional que possa te ajudar e se atentar a essas informações:
Quando você comete uma infração, irá receber uma notificação no endereço que foi cadastrado no sistema do DETRAN. Com esse papel em mãos, será possível identificar o prazo para enviar uma defesa prévia ao órgão responsável. Além da data, esse documento também irá explicar as informações e os documentos que deverão ser apresentados para recorrer multa de ultrapassagem.
Caso você perca o prazo de envio, terá mais duas oportunidades de aplicar o recurso para recorrer multa de ultrapassagem. Na 1ª instância, deverá ser enviado a defesa para o órgão JARI. A renomada advogada, Erica Avallone, explica que, se não for deferido, o condutor ainda terá como entrar com recursos de 2ª instância, apresentando os documentos para outra instituição chamada CETRAN.
Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.
Separamos uma lista das nossas regiões de atendimento com seus alguns de seus respectivos bairros. Caso não encontre seu bairro não se preocupe, nossa equipe está sempre disponível para atender e tirar suas dúvidas.